Aquisição da cota

1 – Por que escolher o Consórcio Nacional Honda (CNH)?
O Consórcio Nacional Honda atua em todo território nacional e está presente no mercado desde 1981, sendo a maior Administradora de Consórcios do Brasil. A entrega do bem é garantida pela fábrica. Ao adquirir uma cota do Consórcio Nacional Honda não lhe será cobrada taxa de adesão e nem juros, desde que os pagamentos sejam realizados em dia, valendo ressaltar que o CNH possui uma das taxas de administração mais competitivas do mercado. O CNH oferece planos diversificados, com prazos que variam de 12 a 72 meses para a linha de motocicletas Honda e 60 meses para automóveis Honda.
2 – Quem pode adquirir cotas de Consórcio?
Podem adquirir cotas de Consórcio todas as pessoas maiores de 18 anos. Os maiores de 16 e menores de 18 anos também podem adquirir cotas de Consórcio, devendo assinar, necessariamente em conjunto com seus pais ou responsável legal, a Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio.
3 – Como posso adquirir cotas do Consórcio Nacional Honda?
Você pode entrar em contato com a Concessionária Honda mais próxima e falar com um representante autorizado do Consórcio Nacional Honda, que lhe informará sobre todas as vantagens e benefícios de aderir a Grupo de Consórcio do CNH para aquisição de produtos Honda. Você também pode adquirir cotas do CNH através do site www.consorcionacionalhonda.com.br.
4 – Quantas cotas de motocicletas posso adquirir?
Cada Consorciado pessoa física pode adquirir até 5 cotas. Se o Consorciado for pessoa jurídica poderá adquirir até 10 cotas. Cada Consorciado somente poderá possuir até 2 cotas de Consórcio no mesmo Grupo. Para os modelos Shadow 750 e Hornet 600 o limite é de 1 cota por Consorciado por Grupo.

Assembléia

1 – O que são assembléias?
São as reuniões promovidas mensalmente pelo CNH a fim de que os Consorciados tomem conhecimento da situação financeira do grupo e possam ofertar seus lances ou tomar ciência das cotas contempladas por sorteio e também através de lance. O calendário de assembléias tem como base o dia do vencimento das parcelas dos Consorciados do Grupo. Cada assembléia ocorre em média 4 dias após o vencimento da parcela. O Consórcio Nacional Honda comunica mensalmente, através do slip (boleto de pagamento) a data da próxima assembléia. A 1ª assembléia não segue esta regra, pois não está vinculada ao vencimento da parcela, que é paga no ato da assinatura do contrato de adesão.
2 – Como fico sabendo das datas das assembléias do meu Grupo?
a) através do próprio site; b) através do slip mensal de pagamento; c) através da Central de Atendimento no telefone (11) 2172-7007, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados, das 09 às 15 horas (horário de Brasília) e; d) na Concessionária Honda onde adquiriu sua cota. Vale ressaltar, que a assembléia ocorrerá, em regra, no quarto dia útil após a data do vencimento da parcela. Não obstante, o CNH sempre manterá você informado sobre o horário e local da realização da assembléia
3 – Como obter o resultado das assembléias?
O resultado é disponibilizado para consulta no dia seguinte ao da realização da assembléia, sendo necessário o seu código de acesso (grupo/cota e rd) para acessar as informações: a) Através da Central de Atendimento no telefone (11) 2172-7007, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados, das 09 às 15 horas (horário de Brasília); b) No site www.consorcionacionalhonda.com.br, 2 dias úteis após a realização da assembléia, opção “Consórcio Online – Novos serviços – Resultado de Assembléia.” ou; c) Nas Concessionárias Honda de todo o Brasil.

Atualização de dados

1 – Como devo proceder para efetuar o alteração do meu endereço?
Você poderá efetuar a alteração: a) através da Concessionária Honda mais próxima; b) através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 hrs. e aos sábados das 9 às 15 hrs. (horário de Brasília); ou c) através do site www.consorcionacionalhonda.com.br, sendo obrigatório informar o seu código de acesso (grupo/cota e rd), número do CPF, data de nascimento, telefone para contato e endereço completo, incluindo o CEP. Vale lembrar que é responsabilidade do Consorciado manter atualizado seus dados cadastrais e bancários junto ao Consórcio Nacional Honda, conforme previsão contratual e exigência do Banco Central do Brasil.

Consórcio

1 – O que é Consórcio?
Consórcio é a reunião de pessoas físicas e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por Administradora de Consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma igualitária, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.
2 – Quem é responsável pelo regulamento do Consórcio?
A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do sistema de consórcios são realizados pelo Banco Central do Brasil.
3 – O que é um Grupo de Consórcio?
É a reunião de participantes em um grupo fechado, com o objetivo de possibilitar a cada consorciado, através da contribuição de todos, o recebimento do crédito referente a um bem ou conjunto de bens.
4 – Quem representa o Grupo para defesa de seus direitos e interesses?
O Grupo é representado pela Administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos Consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do Grupo sobre todos os interesses individuais dos Consorciados.
5 – Qual é o principal requisito para que o Grupo seja constituído?
A viabilidade econômico-financeira do Grupo de Consórcio pressupõe a existência de recursos suficientes, na data da primeira assembléia geral ordinária, para a realização do número de contemplações por sorteio previsto contratualmente para o período, considerados os créditos de maior valor do Grupo.
6 – Como é constituído o Grupo?
Cada cota adquirida chega ao Consórcio Nacional Honda para ser incluída em um Grupo. A quantidade máxima de cotas em um Grupo é o resultado da multiplicação do prazo do plano adquirido pela quantidade de contemplações mensais previstas, ou seja, se você adquiriu uma cota de consórcio no prazo de 50 meses e a quantidade de contemplações previstas por mês é de 4 bens, o seu grupo terá 200 participantes. Desde que observados os interesses coletivamente considerados, o Grupo será constituído para aquisição de mais de um modelo de automóvel ou motocicleta, todos da marca Honda, com valores diferentes, respeitado o limite percentual de 50% (cinqüenta por cento) entre o valor do bem de maior valor em relação ao de menor valor.
7 – Existe prazo para formação do Grupo?
Sim. Cada cota deverá ser agrupada no prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. No caso de o Grupo não ser constituído neste prazo, o Consórcio Nacional Honda devolverá aos consumidores os valores pagos.
8 – O que vou receber após a formação do Grupo?
Após a formação do Grupo, você receberá o Cartão Cliente Especial e a Carta de Boas Vindas com a data, local e horários das 06 primeiras assembléias, contendo o seu código de acesso (Grupo/Cota e Rd), o qual deve ser utilizado para entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 2172-7007, que funciona de segunda à sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados, das 09 às 15 horas (horário de Brasília), como também para verificar o andamento do seu Plano de Consórcio em sua Concessionária Honda ou também através deste site. Mensalmente o Consórcio Nacional Honda (CNH) lhe enviará o slip (boleto bancário) para pagamento da sua parcela de Consórcio. Neste slip também serão inseridas informações importantes sobre o andamento de seu Grupo.

Contemplação

1 – O que é contemplação?
A contemplação é a atribuição ao Consorciado ativo do crédito para aquisição do bem, da mesma categoria à qual a cota esteja referenciada e para a restituição das parcelas pagas aos Consorciados excluídos (a restituição aos excluídos por contemplação somente é aplicável aos grupos formados após 06 de fevereiro de 2009). A contemplação é realizada exclusivamente através de sorteios e lances. O consorciado excluído somente concorre à contemplação por sorteio.
2 – Quais as formas de contemplação?
Somente existem duas formas de contemplação: por sorteio ou por lance. A quitação antecipada do plano não dá direito à contemplação.
3 – Como é realizado o sorteio?
Através do 1º prêmio da extração da Loteria Federal que antecede a data da assembléia, é realizado sempre o mesmo cálculo para determinação da cota contemplada.
4 – É possível pedir a exclusão da participação por sorteio?
Não é possível, pois ao pagar as parcelas regularmente até a data do vencimento, a participação nos sorteios será automática e obrigatória para as cotas ainda não contempladas. Porém, após a contemplação você poderá pedir a desclassificação da cota e voltar a concorrer normalmente aos sorteios ou ofertar lances.
5 – Como é calculada a oferta de lance?
O valor do lance corresponderá a percentual calculado sobre o valor do bem + taxa de administração + fundo de reserva. O valor a ser ofertado como lance é de livre escolha do Consorciado, podendo variar entre o valor mínimo, que é de 1º parcela, até o valor máximo, que é o correspondente ao valor para quitação do Plano de Consórcio.
6 – Como faço para ofertar meu lance?
a) na Concessionária Honda; b) através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007. de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados, das 9 às 15 horas. (horário de Brasília) ou; c) pelo site: www.consorcionacionalhonda.com.br, opção “Consórcio Online Novos serviços – Já sou cliente - Oferta de Lance”. Para grupos exclusivos, o horário limite que o sistema permite a inclusão do lance é até às 10h30m do dia da assembléia. Já para grupos pool, o horário limite é até às 13h30m do dia da assembléia
7 – Posso efetuar o pagamento do lance com um bem usado?
Quando contemplado por lance, o Consorciado tem o prazo de 7 a 10 dias úteis (dependendo da série da Proposta de Adesão Grupo de Consórcio) para efetuar o pagamento, que deverá ser realizado mediante slip (boleto) específico para o pagamento do lance. Este poderá ser obtido na sua Concessionária Honda ou através da Central de Atendimento ao Cliente do CNH, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 hrs. e, aos sábados, das 9 às 15 hrs. (horário de Brasília).
8 – E se o meu lance for vencedor?
Caso a cota seja contemplada por lance, o pagamento deverá ser efetuado em até 7 ou em até 10 dias úteis da data da contemplação, dependendo do Grupo e do prazo que estiver especificado na Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. Compareça à sua Concessionária Honda para retirar o slip (boleto) para pagamento do lance ou imprima o slip diretamente através do site www.consorcionacionalhonda.com.br.
9 – E se houver empate de lances?
Será contemplada a cota mais próxima da cota sorteada
10 – Após a contemplação posso adquirir um bem usado?
Sim. Você poderá optar por um bem usado com até 3 anos de uso (incluindo o ano de fabricação), apresentando as garantias exigidas pelo Consórcio Nacional Honda.
11 – Após a contemplação quais documentos serão exigidos?
Para formalizar o processo de contemplação é exigida a apresentação dos seguintes documentos originais na Concessionária Honda ou no fornecedor escolhido por você: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. Conforme previsão contratual, o Consorciado deverá ter renda comprovada superior a 3 vezes o valor da parcela mensal. Caso não comprove a renda exigida ou tenha restrições nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa/SPC), deverá ser apresentado um interveniente garantidor (fiador) mediante apresentação dos mesmos documentos referidos acima, podendo o CNH exigir outras garantias, inclusive fiança bancária.
12 – Posso comprar um bem de valor menor ou maior que o crédito?
Sim, se o bem que você for comprar possuir o valor menor que o de seu crédito, a diferença será utilizada para quitar as prestações a vencer, sempre na ordem inversa dos pagamentos, ou seja, a partir da quitação das últimas parcelas. Para adquirir um bem de maior valor, você deverá realizar o pagamento da diferença de preço diretamente à sua Concessionária Honda.
13 – Posso receber o valor do meu crédito em dinheiro?
Para receber o crédito em dinheiro, a cota deverá estar quitada e contemplada, sendo que os valores ficarão disponíveis após 180 dias contados da data da contemplação ou 60 dias após a realização da última assembléia do Grupo.

Fundo de reserva

1 – O que é o fundo de reserva?
Fundo de reserva é um percentual mensal cobrado sobre o valor do bem, para compor um fundo financeiro do Grupo que poderá ser utilizado para situações contratualmente previstas. Entre as hipóteses de utilização do fundo reserva, destacam-se: cobrir eventuais insuficiências de recursos do fundo comum; cobrir despesas decorrentes de eventuais demandas judiciais e extrajudiciais propostas por Consorciados ou por terceiros; cobrir eventuais insuficiências de valores relativos ao prêmio de seguro de vida - prestamista e quebra de garantia face a possível majoração no risco da cobertura; cobrir eventuais insuficiências de cobertura de sinistro de seguro de vida - prestamista e quebra de garantia originadas pelo inadimplemento total ou parcial dos participantes; cobrir despesas de impostos e tributos vigentes e também as concernentes aos porventura criados relativos à movimentação financeira ou com conotação assemelhada; cobrir despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do Grupo; quitar débito de Consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança; contemplação, por sorteio, desde que não comprometida a utilização do fundo de reserva para as demais finalidades previstas no contrato. Havendo saldo remanescente do fundo de reserva, o valor será devolvido no final do Grupo aos Consorciados, proporcionalmente à contribuição de cada Consorciado.
2 – Gostaria de saber como faço pra receber o meu fundo de reserva?
O fundo de reserva estará disponível (descontados os valores que tiverem sido utilizados durante a vigência do seu Plano de Consórcio) após transcorridos 60 dias da data da última assembléia do Grupo. Nesta fase, o Consórcio Nacional Honda (CNH) disponibilizará os valores de direito de cada Consorciado através de ordem de pagamento ou crédito em conta corrente (desde que este tenha sido informada previamente pelo Consorciado). Após o crédito, o CNH comunica aos Consorciados, através de correspondência, especificando o valor a que têm direito e a data do depósito ou o banco onde o valor estará disponível para saque no caso de ordem de pagamento. Caso o consorciado receba comunicado sobre o fundo de reserva solicitando dados bancários para realização do depósito, o Consorciado deverá preencher todos os dados solicitados e remeter o formulário ao Consórcio Nacional Honda via Correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CNH, através do telefone (11) 2172-7072, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 h. e, aos sábados, das 9 às 15 h. (Horário de Brasília). Ao contatar a Central de Atendimento ao Cliente do CNH tenha sempre em mãos o seu código de acesso, que é formado pelo número do seu grupo/cota e rd, além do número do seu CPF e dos seus dados Bancários. Vale lembrar que o Consorciado tem o dever de manter todas as suas informações cadastrais e bancárias atualizadas perante o CNH durante todo o prazo de duração do seu Grupo. Obs.: Para sua segurança, informamos que o CNH não solicita informações por e-mail e nem acata solicitações para devolução de valores através de e-mail e fax.

Parcelas e pagamentos

1 – Como faço para pagar as parcelas do meu Plano de Consórcio?
Após a realização da primeira assembléia, mensalmente o Consórcio Nacional Honda lhe enviará o slip (boleto de cobrança) contendo ficha de compensação bancária para pagamento em qualquer agência bancária até a data de seu vencimento. No slip também constarão informações sobre a posição do seu Grupo, sobre as cotas que foram contempladas por sorteio e lance, além de outras informações.
2 – Não recebi meu slip (boleto de cobrança), como devo proceder para efetuar o pagamento?
Caso não receba o slip (boleto) até a data do vencimento de sua parcela, você pode optar por uma das formas de pagamento abaixo: a) Imprimir o slip (boleto) no próprio site. Basta acessar “Consórcio Online Novos serviços – Já sou cliente – Boleto eletrônico – Slip de parcela (2º via)” e digitar seu Código de Acesso (grupo/cota e rd); Importante: A impressão do slip somente será possível até a data da assembléia. b) Comparecer a uma Concessionária Honda, levando com você o seu código de acesso (grupo/cota e rd) para solicitar uma segunda via do slip;
3 – O que acontece se o pagamento não for realizado em dia?
O Consorciado ativo não contemplado ficará impedido de concorrer ao sorteio e também não poderá realizar lance na assembléia se não estiver em dia com os pagamentos.
4 – Se eu pagar minha parcela em atraso antes da assembléia, terei direito de concorrer?
Você somente terá direito a concorrer na assembléia se você pagar todas as parcelas em atraso e a parcela do mês até o dia do vencimento da respectiva assembléia. O Consórcio Nacional Honda oferece a possibilidade de diluição do atraso. Consulte as condições com a Central de Atendimento ao Cliente do CNH, através do telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 hrs. e, aos sábados, das 9 às 15 hrs. (horário de Brasília).
5 – Posso alterar o vencimento da minha parcela?
A data de vencimento da parcela permanece a mesma desde o início até o final do Grupo, não havendo possibilidade de alterações individuais. Esta data é escolhida no ato da aquisição da cota. O Consórcio Nacional Honda oferece várias opções de vencimento, a fim de atender a necessidade de cada consumidor, sendo relevante ressaltar que a data que melhor lhe convier deverá ser escolhida no momento da adesão ao Consórcio. Importante: A data de vencimento escolhida está sujeita a alteração antes da formação do Grupo, conforme disponibilidade de Grupos.
6 – Posso antecipar meus pagamentos? Como fazer?
Sim, lembrando que todo pagamento efetuado como antecipação se dará na ordem inversa à dos vencimentos, ou seja, da última parcela para a primeira. A antecipação das parcelas poderá ser realizada utilizando o slip (boleto de pagamento), anotando o valor desejado no campo “Valor Cobrado”. A antecipação não será considerada lance e, mesmo que implique na quitação da cota, não dará direito a contemplação.
7 – Posso quitar o saldo devedor da minha cota antecipadamente?
Sim, porém a quitação antecipada da totalidade do Plano de Consórcio não dá direito à contemplação imediata.
8 – Ao quitar o Plano de Consórcio, eu recebo o bem?
No sistema de Consórcio, o Consorciado recebe o bem através da contemplação por sorteio ou lance. Ao quitar o seu Plano de Consórcio antecipadamente, você deverá aguardar até que sua cota seja sorteada. Havendo interesse em quitar o Plano de Consórcio, como sugestão você poderá tentar dar uma oferta de lance no valor da quitação, lembrando que neste caso, embora suas chances aumentem, não existe garantia de contemplação, haja vista que para definição do lance vencedor é considerada a oferta que representar maior percentual em relação ao valor do bem. Assim, mesmo que sua oferta seja de quitação, podem ocorrer ofertas superiores à sua. O lance poderá ser efetuado através da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Nacional Honda pelo telefone (11) 2172-7007 ou pelo site clicando em “Consórcio Online Novos Serviços – Já sou cliente – Oferta de lance” ou na sua Concessionária Honda.
9 – O que é a taxa de administração?
A taxa de administração é o valor cobrado pelo CNH para formação, organização e administração do Grupo de Consórcio desde a 1ª assembléia até o encerramento do Grupo. Esta taxa é dividida pelo prazo de duração do Grupo e adicionada ao valor das parcelas. Em alguns grupos, conforme previsão contratual, o valor de taxa de administração é maior nas primeiras parcelas e menor nas últimas; no entanto, esta distribuição não afeta o percentual total da taxa de administração.
10 – O que é fundo comum?
Corresponde aos recursos do Grupo destinados à atribuição de crédito aos Consorciados contemplados para aquisição do bem e à restituição de valores aos Consorciados excluídos dos respectivos Grupos.
11 – Como é composta a parcela mensal do Consórcio?
A parcela mensal do Consórcio é composta pela soma dos percentuais destinados ao fundo comum, ao fundo de reserva, à taxa de administração e ao seguro de vida e quebra de garantia.
12 – Como faço para obter o extrato da minha cota?
O extrato mostrará os valores pagos das parcelas do seu Plano de Consórcio. Pode ser solicitado através da Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados, das 09 às 15 horas (horário de Brasília) ou pelo site clicando em “Consórcio Online Novos Serviços – Já sou cliente – Extrato” ou na sua Concessionária Honda.
13 – O valor da parcela de consórcio pode variar?
A parcela mensal do Consórcio é sempre calculada em função do valor do bem, ou seja, se houver variação no valor do bem cobrado pelo fabricante, a parcela também será corrigida, a fim de proporcionar ao Grupo acesso ao crédito sempre atualizado.

Restituição de valores

1 – Tenho uma conta cancelada, gostaria de saber como faço para receber a devolução dos valores pagos?
Para grupos formados antes de 06 de fevereiro de 2009, a restituição dos valores pagos para os Consorciados que foram excluídos do Grupo, será efetuada 60 dias após a última assembléia. Nesta fase, o Consórcio Nacional Honda efetuará a devolução de valores em conta corrente indicada pelo Consorciado, desde que seja ele o titular da conta, ou através de ordem de pagamento. Ao receber o comunicado sobre os valores que lhe serão restituídos, o Consorciado deverá preencher todos os dados solicitados e remeter o formulário ao Consórcio Nacional Honda via Correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CNH, através do telefone (11) 2172-7072, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 hrs. e, aos sábados, das 9 às 15 hrs. (Horário de Brasília). Para grupos formados após 06 de fevereiro de 2009, a devolução dos valores aos Consorciados excluídos ocorrerá quando a cota for sorteada (mesmo critério para cotas ativas). Assim que a sua cota for sorteada você passará a ter direito de restituição imediata do valor que for de seu direito. Este será depositado na sua conta corrente ou disponibilizado através de ordem de pagamento, neste caso o CNH informará o banco em que o crédito está disponível para saque. Ao contatar a Central de Atendimento ao Cliente do CNH tenha sempre em mãos o seu código de acesso, que é formado pelo número do seu grupo/cota e rd, além do número do seu CPF e dos seus dados Bancários. Vale lembrar que o Consorciado tem o dever de manter todas as suas informações cadastrais e bancárias atualizadas perante o CNH durante todo o prazo de duração do seu Grupo. Obs.: Para sua segurança, informamos que o CNH não solicita informações por e-mail e nem acata solicitações para devolução de valores através de e-mail e fax.
 

Solnascente Motos Teresina: Av. João XXIII – 1760 – Jockey Club – CEP 64049-010 – Teresina-PI – Fone (86) 2106-6500/32357533
Solnascente Motos Timon: Av. Francisco Carlos Jansen – 1637 – Parque União – CEP 65636-660 – Timon-MA - Fone (99) 3118-6500/3212-9696
Tartigrado